Textos

HIPOCRISIA SOCIAL
Sou leitora. Sou contadora de histórias. Sou um monte de coisas. Entre essas "coisas", sou uma observadora. Não da vida das pessoas com o intuito de "fofocar"; observo os comportamentos e os discursos. Observo-me; comparo-me. isso mesmo, eu também faço parte desse grupo. Quem pensa que esta imune a tudo isso, esta redondamente equivocado. Vamos aos fatos:
Muita gente já presenciou alunos exigindo qualidade no ensino, postura do professor, etc, etc, e esse mesmo aluno que sai às ruas, reclama dos professores, da bagunça em sala, fica mais tempo dormindo na carteira, usando o celular, matando aula do que cumprindo o seu papel dentro da instituição de ensino e que ele esta matriculado. Percebam como temos o dom e a facilidade de sempre, sempre mesmo, culpar o outro pelo nosso fracasso.
Novidade: a coleta de lixo não passa na rua todos os dias. Ótimo, legal, vou juntar todo o lixo de minha casa e jogar no canteiro central da avenida. Isso é correto? Não estou sendo pior?
A resposta é sempre a mesma: "dá nada não" - "todo mundo faz isso" -
Políticos são todos corruptos? Tenho minhas dúvidas. Penso que mais corrupto do que um político é quem vota nele sabendo exatamente quem ele é. "Voto no Fulano porque ele vai me dar tal coisa". Nas oportunidades que tem em ser honesto, o "cidadão", sabedor de todos os seus direitos, prefere furar a fila, não devolver o troco recebido a mais, mentir para ter um atestado médico, aceitar propinas, olhar o outro com indiferença (o problema não é comigo), acreditar que o errado é sempre o vizinho.
Vivemos um século de individuais, famílias juntas e separadas dentro de casa; filhos que não conhecem seus pais; pais que desconhecem seus filhos...
E o amor? Ainda existe?
Claro que sim. Algumas vezes tímido, outras intenso, e até proibido, mas verdadeiro. Sim o amor ainda existe.
Existe também o amor fingido, esse é cruel. Ama-se simplesmente porque é cômodo, necessário. Depois, ...
Percebeu como os assuntos se misturaram?
Interessante: Hipocrisia social. Reclamo de tudo, Tudo mesmo: do emprego, do patrão, do marido, da mulher, dos amigos, dos filhos, da vida, da morte, dos governos, ... e por aí segue a lista.
Sim, somos hipócritas! E daí?
Fátima da Silva
Enviado por Fátima da Silva em 10/09/2016
Copyright © 2016. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.


Comentários


Imagem de cabeçalho: raneko/flickr